Surpreendente!

2 de Outubro de 2018, por

Resumo

Título:

Surpreendente!

Autor:

Maurício Gomyde

Editora:

🇵🇹 Editorial Presença   🇧🇷 Intrínseca

Páginas:

248

Publicação:

2016

ISBN:

9789722358811

Preço:

🇵🇹 16,90€   🇧🇷 R$ 29,90

Avaliação:

Nada surpreendente… Explico! Acompanho a carreira de Maurício Gomyde há mais de 5 anos e, apesar de este ser o primeiro livro completo que leio do autor, sempre esperei muito da sua escrita por tudo que vi e li do e sobre o autor. Cheguei, inclusive, a negociar a publicação de um de seus livros (naquela época Dias Melhores pra Sempre ainda estava sendo escrito) nos idos da Editora Subtítulo. Dessa forma, não foi nada surpreendente que Surpreendente! tenha me agradado tanto.

Assim como os livros, acredito que cada leitor seja único. Além das nossas interpretações pessoais, cada um tem suas próprias manias e preferências. Uns gostam de ler o final antes de começar o livro, outros gostam de fazer marcações (uma heresia para muitos), etc. Quando se trata de “comprar a ideia” de um livro também há um monte de preferências. Seja pela capa, pela sinopse, pela primeira frase ou, como no meu caso, pelo primeiro capítulo (ou o Prólogo — adoro prólogos. rs). É aí que um autor me ganha! Se os primeiros parágrafos do livro me fizerem sentir o clima da história eu vou fundo. Mesmo que demore a voltar a sentir a emoção inicial. Mas se não me prender ali… dificilmente eu sigo em frente. E Surpreendente! me prendeu.

Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?

Surpreendente! é daqueles livros que você quase não vê passar, que quer acabar logo pra conhecer o final, mas que sabe, assim que o livro acaba, que vai sentir falta daqueles personagens. Resumidamente, o livro conta a história de Pedro, um apaixonado cineasta recém formado, que acredita que pode, sim, mudar a vida das pessoas através do cinema, e que embarca numa longa viagem com os amigos, imbuídos de filmar o que pode vir a ser o grande filme da vida de Pedro. Uma viagem louca, regada a cinema e risadas com personagens marcantes e um segredo que Pedro resolve manter até o fim.

Acho que já é possível perceber que Cinema é um assunto recorrente, a base da narrativa. Narrativa esta que parece, inclusive, pensada para a película. É através do cinema, e da paixão de Pedro por ele, que a história se desenrola com dezenas de citações aos mais diversos filmes, de clássicos a grandes títulos da cultura pop. Através do cinema, e apesar de todo o drama vivido pelo personagem, Pedro tenta mostrar como as alegrias da vida devem sobrepor as tristezas, mesmo ciente de que essas estarão sempre presentes. Pedro “não conseguia se imaginar filmando algo que não plantasse no espectador o senso de felicidade”.

O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo dela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca.

Já falei algumas vezes nos parágrafos acima, mas preciso repetir: os personagens são excelentes! Além dos 4 amigos, que são incríveis, com personalidades completamente distintas, praticamente todos são incrivelmente envolventes, independente de quão abrangente é a perspectiva de cada um. São personagens cativantes, com mulheres fortes, na maioria das vezes fugindo dos clichês.

Gomyde cria em Surpreendente! um drama multicolorido (inclusive em preto e branco) que dá uma incrível lição de amizade, superação, força de vontade e, principalmente, alegria em viver. Já vi muita gente comentar que esse tipo de atitude perante a dramas fortes são utopias, coisa de ficção. Mas tudo realmente só depende de como encaramos a vida. Tenho pelo menos dois grandes exemplos na minha vida de gente que se superou apesar de terem vivido situações que derrubariam a grande maioria das pessoas e é mais feliz do que muitos que tudo tem.

E eu acredito que esse seja o grande mote do livro, e que Maurício Gomyde soube trazer com maestria. Pedro e seu Cinema Felicidade, acompanhado dos seus incríveis amigos, nos mostra que tristezas e adversidades estarão sempre presentes na vida de todo mundo. O que difere são as atitudes e as escolhas que tomamos frente a elas. Surpreendente! é daqueles raros livros que dominam a sua mente por um bom tempo. Entranha nos seus pensamentos de uma forma que é praticamente impossível ignorá-lo.

Lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada.

Nenhum Comentário Ainda

Deixe aqui a sua opinião!